domingo, 15 de julho de 2012

Through A Glass Darkly - Através do Espelho - 1961


 "Agora nós vemos como através de um espelho, obscuramente; depois nós veremos face a face. Agora me conheço apenas em parte, mas depois saberei como sou conhecido. Agora subsistem a fé, a esperança e o amor, mas desses três o maior é o amor." (Carta do apóstolo Paulo)

“Entregar-se pela obra perfeita, pela eternidade, por amor? Será que enlouqueci? Quem verá meu sacrifício? A morte. Quem irá avaliar a profundeza do meu amor? Um fantasma. E quem me agradecerá? A eternidade.”
(BERGMAN:1961)


"Traçamos um círculo imaginário ao nosso redor,
para afastar aquilo que não faça parte do nosso jogo secreto.
Cada vez que a vida rompe esse círculo,
os jogos se tornam insignificantes e ridículos.
E então, construímos um novo círculo e novas defesas."

"Só posso dar a você uma ideia da minha própria esperança.
É saber que o amor existe de verdade no mundo humano.
Todos os tipos.
O maior e o menor,
o mais absurdo e o mais sublime.
O desejo de amor e a negação.
Confiança e desconfiança."

A personagem Karin foi a responsável por toda a série de acontecimentos na trama do filme.Inspirada ou não pelos deuses, a doença da moça conduz todos os três personagens à descoberta e vivência do amor. No marido, dá-se essa descoberta na forma de uma completa dedicação, atenção, carinho e paciência sem limites. No pai, acontece um “nascimento” que nem ele sabe explicar, mas que dá o nome de amor, pelos outros. E, em Minus, o amor se faz presente nele no momento que o pai dialogou, verdadeiramente, com ele. Karin pode ter sido um “espelho” para eles que, através dela, “através desse espelho”, os outros fizeram suas próprias descobertas, de si, enquanto seres humanos.

Fonte: http://www.letras.ufrj.br/ciencialit/garrafa16/carolinalusitano.pdf

 Nas palavras de Bergman:

Fotografia:

Que o fotógrafo Sven Nykvist e eu tenhamos rido bastante com a luz pastosa do filme, isso é outra história. Foi nessa época que começaram nossas discussões sérias sobre problemas relativos à luz, o que originou um outro tipo de fotografia em "Luz de inverno" e em "O silêncio".

Identificação:

Um aspecto horrivel de um filme é que ele dá sempre uma imagem tremendamente reveladora, tanto humana como artística, do estado de espírito em que nos encontramos quando o fazemos. Um livro, neste aspecto, nunca é tão revelador. As palavras são mais ambíguas que as imagens.
O filme, por conseguinte, esconde uma trapaça. Em grande parte inconsciente, é certo, mas que nem por isso deixa de sê-lo.
"Através do Espelho" é um filme ligado a meu casamento com a pianista Kabi Laretei.
Havíamos criado em nosso casamento uma encenação cansativa. Estávamos desorientados e, ao mesmo tempo, tínhamos ambos enorme sucesso em nossas profissões. Sentíamos fortes laços entre nós, podíamos conversar sobre tudo o que nos passava pela cabeça, grandes e pequenas coisas, mas, no fundo, carecíamos de uma linguagem comum.
Gunnar Bjornstrand (personagem do pai) faz o papel de um escritor de best-sellers, e, neste personagem, incorporo minha própria situação de ter sucesso, embora sem ser considerado escritor. Ponho-o a contar a tentativa de suicídio que fiz na Suiça, pouco tempo antes de realizar "Sorrisos de uma Noite de Amor". O texto é de um cinismo que brada aos céus: desta tentativa de suicídio, David tira uma conclusão muito duvidosa: procurando sua morte, ele tem acesso a um renovado amor por seus filhos.

Fonte: Imagens, Bergman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário